sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Arte com garrafas PET

 
Um assunto muito tratado ultimamente também é a sustentabilidade, desenvolvimento visando a preservação do meio ambiente. Uma das atividades sustentáveis mais praticadas e viáveis é a reciclagem. Que tal unir moda e sustentabilidade? Isto é possível na produção de artesanatos com produtos recicláveis, como flores de garrafas PET.

Garrafas PET são aquelas garrafas de plástico normalmente utilizadas como embalagem de sucos e refrigerantes. É muito comum usá-las para a confecção de artigos artesanais. Para fazer uma flor de garrafa PET é muito simples: você pode utilizar o fundo da garrafa para fazer as pétalas e a tampa para fazer o miolo. Para enfeitar, utilize papel, cola colorida, canetinha ou tinta.
( http://flores.culturamix.com)
A artista inglesa Michelle Brand trabalha já há algum tempo com itens de decoração feitos todos com materiais recicláveis, esta é uma cortina feita de garrafa Pet.
Ao montar a cortina, quanto mais rente o recorte aos desenhos do fundo mais parece uma flor, depois da primeira cortada você segue a mesma altura para as outras, no fundo da garrafa tem um triangulo desenhado, olha com calma que vai achar, eu sempre corto abaixo dele, coloquei ele como a marca. Para prender uma flor na outra, você pode usar esta maquininha que vende em lojas de artesanato e internet.
Ela facilita e muito para prender, caso você não tenha e nem queira comprar, sugiro comprar nylon, uma agulha não muito grossa e ir prendendo, óbvio que vai ser mais trabalhoso, mas pra quem gosta é uma delícia.
http://artesanatoemcasa.com
 




Materiais: 3 garrafas pet (verde) de 2l; 2 garrafas de pet (branca) de 2l ;régua; pincel atômico azul; tesoura; barra redonda para perfuração com 2,5 cm de diâmetro e chapa de metal com espessura de 1 cm, de 17 x 17 cm.
Execução:
1 – Retire os rótulos de todas as garrafas. Em uma das garrafas verdes, marque, com a régua, 10 cm de comprimento a partir do gargalo. Marque também o fundo, acima da marca da parte inferior. Recorte-os;
2 – No fundo recortado da garrafa, use a técnica One Deck para fazer o acabamento parcial.
3 – Faça o acabamento total do bico e marque-o, com o pincel atômico, dividindo-o em quatro partes. Esquente a barra e faça um furo no centro de cada linha marcada. Se preferir, faça os furos com a tesoura;
4 – Recorte os gargalos das garrafas restantes. Aqueça a chapa e utilize a técnica One Deck para dar acabamento;

Recomendações:
Antes de iniciar seus trabalhos, limpe as garrafas com detergente. Não use sabão em pedra, pois elas ficarão embaçadas. Para retirar as marcas de cola use o tinner mas também pode utilizar querosene e bombril.
O álcool só sera usado para retirar as marcas do pincel atômico. Não faça essa limpeza no momento em que estiver fazendo a perfuração ou o acabamento.
No corte das garrafas, sempre deixe de 1 a 2 cm a mais para fazer o acerto da peça e o acabamento.


1 - Antes de iniciar o acabamento, enxugue bem cada peça. Se estiver molhada, a peça poderá ficar deformada. Aqueça uma chapa de metal no fogão e coloque sobre ela um retalho qualquer de pet;

2 - Quando o retalho começar a fazer voltas, a chapa está na temperatura ideal. Você já pode desligar o fogo. Se a chapa aquecer demais, irá deixar a garrafa áspera;

3 - Pegue cada peça, pressione contra a chapa e vá girando, aos poucos, até atingir o acabamento desejado;

4 - Faça o acabamento total, deixando a borda da garrafa voltar-se para dentro em cerca de 0,5 cm;

5 - Para o acabamento parcial, deixe a peça por menos tempo sobre a chapa, apenas para retirar a parte cortante. (http://www.dicasdeartesanato.com.br)

5 – Para montar o porta-lápis, primeiro coloque os gargalos no bico pela parte de baixo e os lacres pela parte de cima;
6 – Encaixe o bico no fundo para compor a peça.
Você só vai precisar de uma garrafa de tamanho médio, tesoura e fita isolante. Em seguida, corte o frasco ao meio e passe a fita isolante na borda para dar o acabamento. 
Um vaso de flores segue o mesmo princípio do porta-lápis. Mas aqui a garrafa precisa ser maior, já que um arranjo de flores merece mais atenção do que lápis.
(http://style.greenvana.com)

Passo a passo:

Vamos fazer o porta lápis maior, por ele você pode fazer todos os outros . Então o que iremos usar de material são: três garrafas pet de óleo de
cozinha das quadradas; uma tesoura com ponta; estilete; caneta para cd; spray para artesanato na cor desejada, aqui vamos usar o preto.

Corte as pontas de duas garrafas,
(inclusive a ponta serve de funil para reaproveitá-la),
Corte uma das garrafas dos dois lados e no meio,
As outras duas use a ponta da
outra como molde e abra só no fundo,

Depois de tirado o pedaço, faça um "talho"
(como diz meu pai) pequeno igual o da foto nos dois lados e nas duas peças,
Encaixe a primeira peça que cortou nas outras duas, aquele "talho" que você deuera pra encaixar bem dos dois lados,
Passe o spray por ela toda, espere secar e está pronta. 
Organizador útil de PET, 
bonito e fácil de fazer.
Solução dada pela artesã Diane Galleland, interessante e barata .
Materiais para fazer o porta-trecos de pet.
- garrafas de plástico Pet, lavadas e secas.
- tesoura ou estilete
- jornais
- tinta que adere ao plástico.
- selador acrílico (opcional)
- clips para ajudar fixar uma fita de feltro para fazer a borda
- cola

http://cacareco.net/

Porta Canetas Artesanal
Sapos Criados com Garrafas Sapos Criados com GarrafasSapos Criados com Garrafas
Veja uma ideia diferente de porta canetas artesanal, criados a partir de garrafas pet.Os corpinhos foram feitos de EVA, e para colá-los foi utilizado cola quente. Porta canetas artesanal lindinhos e fáceis de fazer.  

2 comentários:

Telma Malheiros disse...

Olá, tudo bem? amei suas idéias em pet, principalmente do porta lápis em garrafas, mta criatividade.

SHIRLEY disse...

OII,TRABALHO EM UM PROJETO SOCIAL COM CRIANÇAS E ESTOU ME FORMANDO NA ÁREA AMBIENTAL. AMEI O PORTA LÁPIS DE GARRAFA DE ÓLEO, MAS NÃO ENTENDI O MÉTODO DE ENCAIXE.
PARABÉNS PELA CRIATIVIDADE.