sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Pintura em Madeira


Significa recortar e colar, é a arte de revestir com gravuras as superfícies de objetos como madeira, metal, vidro e tecido. É uma técnica antiga, porém continua atual, versátil, e divertida.
O termo Découpage é francês (decouper=cortar), porém sua origem é italiana. Essa técnica na época ficou conhecida como "Lacche povero", que significa a laca do homem pobre, porque aqueles que não tinham recursos para empregar um artista a decorar suas mobílias e objetos decorativos, podiam obter efeitos distintos e requintados com gravuras coladas sobrepostas à peça e revestidas com múltiplas demãos de verniz ou da laca. Essa forma de arte começou em Veneza, Itália, por volta do século XII e foi difundida no século XVII no resto da Itália, França, e Inglaterra. Muitas decorações elaboradas em caixas, bandejas, cinzeiros e tampos de mesas que acreditavam ter sido pintadas a mão e tinham sua origem nos séculos XVIII e XIX, foram analisadas mais tarde descobrindo-se que se tratava de uma mera aplicação de gravuras inteligentemente dispostas e coladas sobre as superfícies.
Fonte: Wikipedia

 

Passo a Passo para Decoupage Básica em Peças de Madeira 



Material a ser utilizado para Decoupage:


1- Pinceis Tam.(Médios/Grandes) / Rolinho de espuma.
2- Caixa de Madeira no formato de sua preferência.
3- Tintas Acrílicas (Fosca ou com brilho).
4- Cola para decoupage em madeira.
5- Guardanapo no tema que você escolher.
6- Tesoura pequenina.
7- Verniz Spray ou Termolina leitosa (ACRILEX).
8- Lixa fina para madeira.


PREPARAÇÃO DA PEÇA PARA DECOUPAGE:
Lixar bem a peça, passar um pano para tirar a poeira, depois pintar a peça com a tinta Acrilica branca (DICA: utilizando os pinceis de cerdas macias ou rolinho pequeno de espuma, para os cantinhos use o pincel pequeno assim o trabalho sairá perfeito) aguardar a secagem que pode levar de 10 a 15 minutos no tempo ou poder ser agilizada com secador de cabelo.
Lembre-se sempre que se for colar guardanapo ou alguma imagem na tampa da caixa, deixar então o local onde o guardanapo será colado sem pintar, lixe somente a tampa, preparando-a assim para a aplicação posterior do guardanapo. Ou se a caixa de madeira for pintada em cor clara como o marfim ou branco, você poderá pintar também o local onde será colado o guardanapo. Nunca se esqueça que se você for colar o guardanapo em cima de uma superfície que tenha sido pintada com tinta escura, a cor do guardanapo quando colado na peça sofrerá alterações, irá escurecer e prejudicar totalmente seu trabalho.
 
INICIAR A DECOUPAGE:
Após a caixa estar com a tinta seca, iremos fazer a decoupage na tampa. O guardanapo, vem com duas películas brancas no fundo, as quais deverão ser retiradas, se não tirar estraga o trabalho. Para a colagem, deve se ter muito cuidado. Deve-se passar a cola no local onde será colado o guardanapo e logo a seguir delicadamente ir colocando o guardanapo ou a imagem a ser utilizada. Este é o momento crucial para o trabalho sair perfeito, tenha cuidado para o guardanapo não enrugar, vá colando aos poucos e pressionando o guardanapo contra caixa levemente com as pontas dos dedos utilizando um plástico ( sacolas de mercados ou qualquer tipo de plástico liso), para que o guardanapo não rasgue. Logo após este processo, aguarde a secagem da colagem e depois passe novamente sobre o guardanapo uma camada fina de cola para finalizar o trabalho. Após 24 passar uma demão de verniz.


Um comentário:

mdf disse...

ola! Que chique seu espaço,muito elegante!Quem sabe podemos fazer uma parceria de sucesso.
Trabalhamos com peças artesanais em MDF ,acesse WWW.CENTRALCAIXAS.COM e confira nossos ótimos preços,será um prazer atende-la.
obrigado.